07/12/2023 às 05:47 Dicas

Ensaio Fotográfico de Formatura, onde fazer?

403
4min de leitura

Oi pessoas, Ton aqui.

Todo ensaio de formatura acontece essa dúvida, onde fazer? O que combina com um grupo de pessoas vestindo uma beca ou um jaleco?

A minha resposta mais honesta é: quase nada, quase tudo. Calma, eu explico.

Não acredito que exista uma regra exata para o local das fotos se relacionarem com a profissão, como por exemplo: a área médica só poder fazer foto em hospital ou laboratório.

Suas fotos podem ser descontraídas, podem ser em um ambiente completamente diferente do de trabalho, porque elas são sobre você, não apenas sobre sua profissão.

Mas admito que fotos com mais contexto (o caso do laboratório pro exemplo) funcionem muito bem, só não é regra.

Há pequenas coisas que sim, você deve pensar antes de escolher o local das fotos.

- Qual a quantidade de formandos que irão? Isso te ajuda a definir um local que caiba todos em uma foto de grupo.

- Esse local é muito "confuso"? E por confuso eu quero dizer se ele tem muitas informações visuais, como por exemplo: placas, barracas, pessoas passando, etc. Saber disso vai ajudar o seu fotógrafo a ter fotos melhores com um fundo mais neutro possível, priorizando os formandos.

- É possível fazer fotos qualquer dia aqui? Pela minha experiência existem dois tipos de formando: aquele que está de boa só estudando e aquele que passa perrengue com trabalho e estudo, e que só consegue ficar livre no final de semana. Alguns locais aos finais de semana recebem muitas pessoas, ou eventos, coisas que iriam atrapalhar o ensaio.

Tá bom Ton, obrigado, mas me diga logo, onde é um local bom pra fazer?

- Um local histórico ou turístico.

Quase toda cidade tem algo assim, que se relaciona com a história da cidade, é um ponto turístico. Normalmente prédios antigos ou praças.

Nesses locais costuma ser possível agrupar várias pessoas (algo necessário para fotos em grupo) e também permitir fotos individuais diferentes.

Aqui nós usamos muito o Centro de Santos (é ele nas fotos acima), Rua XV de Novembro, Praça Mauá e Prefeitura.

- Na praia será?

Pode parecer estranho, ainda mais se você é de uma cidade não praiana, mas para mim que sou do Guarujá é muito normal. A praia é um local que define bem a cidade, é nosso maior ponto turístico e tem sua beleza.

É um ótimo local para fotos descontraídas que fogem do padrão.

Uma dificuldade de fotos na praia normalmente é o calor (lembre-se que você estará de beca ou alguma roupa pesada provavelmente).

Ah, e as fotos acima foram na praia do Guaiúba.

- Algum local com natureza ou paisagem bonita.

Talvez esse seja o tipo de local mais usado para fotos. Sempre que pesquisamos fotos de formatura na internet a maioria das referências são fotos na natureza.

Locais assim reúnem várias qualidades: um visual bonito, espaço amplo, um fundo mais neutro para as fotos.

Uma dificuldade aqui, por se tratar de um local natural, diferente da cidade, é mais provável que você se suje, passe calor, seja picado por mosquitos e coisas assim, nada que não se possa prevenir.

- Alguma casa alugada.

Uma opção pouco usada até, mas eu acho que funciona muito bem.

Você consegue reunir um bom grupo, dá pra usar diferentes áreas da casa para fotos variadas. Pessoas tímidas vão se sentir mais à vontade do que em locais públicos.

E dá pra fazer um churrasquinho pós fotos, inclusive me convidem kkkk.

A desvantagem é o custo extra que o formando vai ter em alugar o espaço, por isso acho válido pensar nessa opção como uma forma de confraternização também.


- Estúdio fotográfico.

Não tem muito o que dizer sobre essa opção, é a mais clássica e básica de todas. Também é a mais prática.

Alguns estúdios já disponibilizam becas e acessórios que se relacionam com as profissões. Alguns estúdios maiores imprimem fotos da universidade para usar como fundo das fotos (o que entre nós eu acho brega mas ok).

Acredito que a desvantagem do estúdio seja reunir um grande grupo de pessoas na mesma foto, são poucos os estúdios com capacidade pra isso e os que tem costumam trabalhar com grandes produções de moda ou tv, e isso significa custar mais caro também.

- Ah mas e se eu não gostei de nenhum desses locais?

Como eu disse lá no início, não existe regra. Você pode fazer suas fotos na própria instituição de ensino, pode fazer em um local abandonado (meu desejo inclusive). Até mesmo um parque de diversão ou cinema (outros desejos meus kkk).

Seja criativo, influencie os outros formandos e busque referências na internet.

Contrate um bom profissional para que tudo dê certo.

Me sigam no Instagram e também nosso Estúdio Tangeryna.

Ton Prans

07 Dez 2023

Ensaio Fotográfico de Formatura, onde fazer?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

beca ensaio formatura ensaio fotografico formando formatura fotos formatura

Quem viu também curtiu

17 de Nov de 2022

Praias para Ensaio Fotográfico no Guarujá

22 de Set de 2022

Dicas para Ensaio Fotográfico na Praia

17 de Nov de 2022

Locais para Ensaio de 15 Anos no Guarujá

Logo do Whatsapp